A integração de sistemas atua como um facilitador para o gestor escolar, trazendo mais eficiência, agilidade e segurança para o ambiente de tecnologia da escola. Ela permite conectar todas as soluções de modo automatizado, possibilitando a interação entre elas de forma integrada.

No dia a dia das escolas, principalmente aquelas que passaram ou estão passando por um processo de transformação digital, é comum encontrar vários sistemas compondo o ambiente tecnológico da instituição.  

Entre eles estão os sistemas acadêmicos (ERP), responsáveis pela gestão administrativa, como cadastros de alunos e operações financeiras, e os sistemas de ensino (LMF), voltados para a aprendizagem dos estudantes e utilização pelos professores. Além disso, são utilizadas soluções educacionais com o intuito de potencializar a aprendizagem.  

A integração de sistemas, além de centralizar todo seu ambiente de tecnologia em um só lugar, mantem um controle atualizado de todos os dados, usando somente um login e senha, bem como disponibiliza as informações para áreas diferentes.  

A importância de integrar os sistemas na sua escola

A integração de sistemas é um passo fundamental para sua instituição ter uma gestão mais ágil e operações mais eficientes. Afinal, ao integrar todas as soluções, automaticamente a comunicação entre elas e seus responsáveis torna-se mais facilitada, possibilitando a criação de estratégias globais e, consequentemente, potencializando os resultados.  

Além de simplificar o dia a dia, reduzir despesas e ajudar a encontrar gargalos nas operações, a integração de sistemas proporciona ferramentas importantes para a administração da sua instituição:  

Login único

Com um login e senha únicos e acesso a um local onde todas as soluções e sistemas estão concentrados, gestores, funcionários, professores, pais e alunos ganham em facilidade, eficiência e agilidade nas operações. E sua escola também sai ganhando um bônus: é reconhecida como moderna e facilitadora.  

Cadastro de alunos

A atualização dos dados passa a ser facilitada com uma plataforma que integre todas as soluções, visto que quando se modifica o dado em determinada solução, automaticamente atualiza em todas.  

Por exemplo, se um aluno muda de endereço, essa informação precisa ser atualizada uma única vez, ao invés de se ter que acessar diversos aplicativos distintos e modificar esse dado várias vezes. Isso otimiza o tempo dos colaboradores, aumentando a produtividade.  

 

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2020, traz vários pontos que merecem atenção dos gestores, principalmente pelo fato do ambiente escolar lidar com informações de crianças e adolescentes. Em resumo, ela regulamenta a forma como dados pessoais são coletados e tratados, com uma série de implicações relativas à privacidade.  

A integração aumenta a facilidade no controle dos dados tratados em todas as soluções e sistemas, permitindo conferir se estão de acordo com a lei, visto que em uma única plataforma você visualiza todas as informações, evitando problemas futuros.  

Aprofunde seu conhecimento sobre a LGPD aqui!

 

Relatórios consolidados

Relatórios e dashboards são excelentes ferramentas para analisar pontos-chave relacionados às metas e agem como facilitadores para o entendimento de se vale a pena renovar o contrato com determinado sistema, por exemplo.  

Com a integração de sistemas, é possível ter acesso a dados globais, com métricas unificadas, que permitem uma visão macro das suas soluções. Os relatórios unificados com dados de cada aluno, turma ou escola, facilitam a tomada de decisão de forma estratégica.  

Como fazer a integração de sistemas  

Atualmente, já existem soluções voltadas para o mercado educacional que integram os sistemas, envolvendo arquitetura de informação, inteligência de dados e outros aspectos técnicos.  

A integração acontece por meio de API aberta, com uma camada adicional de segurança, de acordo com as exigências da LGPD, permitindo o acesso a todas as soluções do seu ambiente escolar em uma única plataforma, que mantem a marca e a identidade visual da escola, utilizando um único login e senha. Além de facilitar o cadastro escolar e sua atualização.  

 

Conclusão  

Fazer uma boa integração de sistemas é um grande passo para aumentar a eficiência operacional e a performance da sua instituição de ensino. Com ela você economiza tempo, reduz gastos, integra os setores e protege seus dados, diminuindo a chance de erros ou infrações às leis, além de melhorar o desempenho de todos os setores e o fluxo de informações entre eles.  

Os resultados são significativos para a administração da escola em geral, porém vão muito além disso, sendo percebidos também por alunos e responsáveis, trazendo benefícios para a reputação da sua instituição, que se torna destaque no mercado educacional.

Agora que você já viu como ter uma boa integração de sistemas pode ser benéfico para a sua escola, não perca mais tempo!

Clique aqui e integre os sistemas da sua escola!