No sentido literal da palavra, wearable, em inglês, significa “vestível”. Mas, afinal, o que são wearables e qual a ligação com tecnologia?

É isso mesmo que você está imaginando! A união da palavra “vestível” com “ tecnologia” já é um bom início para iniciarmos a explicação sobre o que são wearables.

Tudo que envolve tecnologia e que o usuário pode vestir, carregar ou usar como acessório, pode ser definido como um wearable. Porém, com uma condição: desde que esse dispositivo tenha conexão com outros aparelhos ou com a internet!

Você, provavelmente, se depara com vários deles durante o dia, ou convive com pessoas que utilizem. Podem ser relógios, pulseiras, fones de ouvido, óculos, colares, roupas, etc.

Ainda é um mercado em expansão, mas que, certamente, estará muito presente em diversos nichos nos próximos anos.

Quais benefícios um wearable traz?

Essa nova tecnologia foi desenvolvida com um propósito principal: gerar praticidade e otimizar desempenhos, onde quer que ela seja aplicada!

Wearables são muito utilizados por atletas, por exemplo, pois monitoram seu desempenho físico e mostram dados importantes para que possam maximizar seus resultados. Normalmente, o formato mais usado no meio esportivo são pulseiras (smartbands) ou relógios (smartwatches), conectados de forma integrada com smartphones.

Wearables são dispositivos muito comuns nas academias.

Com potencial para trazer benefícios a qualquer área de atuação, os wearables podem proporcionar experiências inéditas.

É o caso de óculos de realidade aumentada, que nada mais são do que wearables com lentes 3D conectados a smartphones, próprios para assistir filmes ou jogar games.

Wearables para realidade aumentada

Wearables e sua aplicação na área educacional

E como você imagina que esses dispositivos podem beneficiar uma instituição de ensino? Será que existe um wearable capaz de facilitar a rotina escolar?

E o que significa, na prática, “facilitar a rotina escolar”?

Alguns exemplos que podem ser citados são:

– Dispensar o uso de dinheiro para pagar o lanche na cantina;

– Alugar livros na biblioteca;

– Facilitar o processo de embarque e desembarque na frente da escola, evitando trânsito e espera por parte dos pais;

– Localização de alunos e funcionários em tempo real;

– Tornar as aulas mais tecnológicas e interativas;

– Chamada automática.

Já pensou que incrível ter um wearable que pudesse proporcionar tudo isso? Pois ele existe e já é realidade para algumas instituições de ensino brasileiras.

Conheça o Schood

O Schood é uma pulseira com design moderno e colorido. É a primeira solução brasileira de IPS (Indoor Positioning System), com todos os benefícios citados acima, além de contar com conexão a um aplicativo, monitorado por educadores e pais.

Confira abaixo o depoimento de Nelson Falcão, Diretor de Marketing do Colégio Martha Falcão, referência de educação no Estado do Amazonas. Ele conta tudo sobre a experiência da escola com o uso do Schood. Olha só!

08/04/2019