O Plano Político Pedagógico (PPP) é um instrumento onde consta a proposta educacional da escola e o papel que cada um da comunidade escolar tem, bem como suas responsabilidades. É importante que também estejam descritos os desafios a serem enfrentados e os caminhos a serem percorridos para superá-los.  

Por isso, o PPP define a intenção e as estratégias da escola, servindo como diretriz para a gestão, de modo a torná-la mais eficiente, visto que organiza as atividades pedagógicas em determinado período, além de incluir a realidade socioeconômica e cultural em que se está inserida.

Como o próprio nome diz, ele é um conjunto de propostas que definem ações voltadas à educação (projeto), para que as escolas formem cidadãos ativos na construção da sociedade (político), definindo os métodos educacionais utilizados para o estudante atinja o desenvolvimento de maneira geral (pedagógico).

O PPP é um documento dinâmico, pois permite alterações ao longo do tempo, em especial a prática pedagógica. Ele precisa ser feito por todas as instituições, independentemente de serem públicas ou particulares, pois apesar da meta das escolas ser, no geral, oferecer uma educação de qualidade, que forme os melhores cidadãos para a sociedade, cada uma tem suas particularidades, com necessidades e princípios específicos.  

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico

O PPP oferece condições para que a escola se organize, consiga identificar os desafios a serem superados e coloque em prática as estratégias para alcançar seus objetivos. Justamente por ser um documento tão completo, ele é uma ferramenta que auxilia na gestão da escola ou instituição de ensino.  

Dessa forma, serve como parâmetro para avaliações internas e estratégias de curto, médio e longo prazo. Por isso, ele não pode ser visto como apenas uma formalidade, mas sim como um dos pilares mais fortes na construção de uma gestão de excelência.

Por meio dele, a escola ganha uma identidade e, quem faz parte dela, consegue enxergar seu papel e como deve prosseguir em cada etapa e/ou desafio.

Como fazer o Projeto Político Pedagógico

Para preparar esse documento tão importante para a escola é necessário que se comece com um diagnóstico, para que esteja alinhado à realidade da instituição e da comunidade, sendo realmente efetivo. Nessa etapa, é ideal que se faça uma análise da escola, dos alunos e das famílias, criando uma lista de perguntas relevantes, de acordo com o seu contexto, para que se possa estabelecer planos de ação e metas.

O próximo passo é a construção de uma identidade. Como já falamos, nem todas as escolas são iguais. Os valores, visões de mundo e objetivos são distintos, o que é extremamente positivo, por permitir o atendimento a famílias e alunos com expectativas diferentes em relação ao ensino. Por isso, reflita qual a identidade da sua instituição e a leva para o PPP.

Após finalizar as etapas anteriores é importante conhecer e preencher as informações necessárias nesse documento:

  1. Identificação da instituição: relatar, além da história, a composição do corpo docente e administrativo;
  1. Princípios, missão e valores: importante que sejam diretos e condizentes com o restante do PPP;
  1. Panorama do público: ou seja, o perfil dos estudantes que sua escola atende, bem como das suas famílias.
  1. Dados atualizados: desde o número de alunos que a escola tem, passando pela média de aprovações e notas;  
  1. Recursos disponíveis: humanos, físicos e tecnológicos. Uma descrição minuciosa para que a comunidade escolar saiba o que a escola já tem e o que ainda precisa;
  1. Diretrizes pedagógicas: o conteúdo, o método de ensino e das avaliações que serão utilizados.
  1. Plano de ação com prazos e metas: informações claras e objetivas de como serão desenvolvidos os projetos escolares para um ensino de qualidade, bem como, quais as tratativas em caso de um desempenho insuficiente.  

Após tudo isso, é necessário que se engaje toda a comunidade escolar para a produção do PPP, o que não se limita apenas aos professores e demais profissionais da instituição, mas engloba também alunos, pais e familiares. Trabalhar de forma colaborativa favorece a voz ativa de todos, com uma discussão democrática para a produção desse documento que será seguido por todos.

Gostou do conteúdo sobre PPP para melhor a gestão da sua escola? Conheça a solução educacional que te auxilia nessa jornada!