Com o lançamento, escolas agora podem contar com a metodologia da empresa dinamarquesa de ponta a ponta para todos as etapas do ensino.

Agora os alunos do Ensino Fundamental I e os educadores vão ampliar as possibilidades no processo de ensino-aprendizagem em STEAM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com o mais novo kit da LEGO® Education, o SPIKE™ Essential.

O lançamento da empresa dinamarquesa permite desenvolver atividades ainda mais práticas, lúdicas e engajadoras, aliando novos aprendizados em robótica e programação.

“Num mundo cada vez mais tecnológico, a rotina escolar tradicional é desgastante e soluções como o kit SPIKE™ Essential são grandes aliados das escolas, não apenas para promover habilidades profissionais, mas também transformar a vida e a visão dos estudantes”, diz Alex Paiva, head da LEGO® Education no Educacional.

DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DO STEAM FICA MAIS FÁCIL COM AS SOLUÇÕES DE ROBÓTICA DA LEGO® EDUCATION

Segundo Paiva, incluir a robótica e a programação no plano de aula da escola ajuda o desenvolvimento do raciocínio lógico, analítico e crítico dos alunos, torna-os mais criativos, colaborativos e preparados para trabalhar em equipe e dentro de um processo que permita colocar a mão na massa, pesquisar, construir experimentos, criar hipóteses e analisar resultados, entre outros benefícios. “Kits como o SPIKE™ Essential LEGO® Education transformam alunos de consumidores a construtores de tecnologia. Os alunos ficam entusiasmados com a experiência de aprendizagem baseada em narrativas e sentem-se estimulados a investigarem os conceitos STEAM enquanto evoluem na alfabetização, matemática e desenvolvimento socioemocional”, diz.

Voltado para os alunos Ensino Fundamental I (6 a 10 anos), o kit SPIKE™ Essential LEGO® Education vem com 449 peças e 4 minifiguras com suas próprias personalidades, que atuam como contadores de histórias para tornar a solução de problemas compreensível para todos os alunos. O hardware simples – incluindo um hub inteligente com 2 portas, 2 motores, uma matriz de luz e um sensor de cor – dão vida às criações dos alunos. A codificação em ícones (para alunos não alfabetizados) e em blocos Scratch (para alunos alfabetizados) estimulam o pensamento lógico de programação, respeitando o nível de conhecimento individual. O conjunto também inclui uma seleção colorida de peças familiares de LEGO e adequadas à idade, elementos de reposição e uma caixa de armazenamento durável com bandejas de classificação codificadas por cores para facilitar o processo de construção e gerenciamento da sala de aula.

O SPIKE™ Essential já oferece cinco unidades de oito aulas de 45 minutos alinhadas aos padrões STEAM e à BNCC. Cada unidade inclui planos abrangentes de aulas on-line, com extensões de matemática e linguagem. “Também fornecemos indicação por nível de domínio de avaliação e vídeos para apoiar os professores. Para aumentar ainda mais a confiança dos professores e prepará-los para o ensino STEAM de sucesso usando o Sistema de Aprendizagem LEGO®, o SPIKE™ Essential é apoiado por um programa abrangente de desenvolvimento profissional para professores”, explica Alex.